Gabriel, a Ladeira, o Pimenta

cover_front_bigTítulo: Gabriel, a Ladeira, o Pimenta

Autor: Leonardo Otaciano

Editora: Agbook

Páginas:137

Gênero: Infanto Juvenil

Ano: 2014

Olá, tudo bem com vocês?

Hoje eu irei falar de mais um livro que recebemos da parceria com o autor Leonardo Otaciano. A obra é chamada Gabriel, a Ladeira, o Pimenta. Acompanhem abaixo a sinopse.

Sinopse: Você está convidado a viajar na realidade de Gabriel Pimenta, um menino traquina de onze anos cheio de histórias e um jeito único e especial de ver a vida no morro. Suas intermináveis ”sapequices” com os vizinhos da movimentada ladeira passam a ser os motivos de indignação durante o verão de 2011 mas ao sofrer um grave acidente, Gabriel transmite aos outros, de forma imparcial, o verdadeiro significado de superação e igualdade. Seu jeito meigo e espontâneo de contar as suas histórias cativa o leitor nessa literatura infantojuvenil. ”Ser moleque não é só andar descalço, ser moleque é ter boas histórias pra contar.”

O livro retrata a vida de um garoto super levado, que por muitas vezes é chamado de capetinha, pois de fato ele faz jus ao apelido. É uma narrativa simples contada pelo ponto de vista de um garoto por volta dos seus 10 anos, o mesmo encontra o Leonardo Otaciano (autor da obra) e começa a relatar as suas traquinagens, por hora parece que o garoto fala tanto que você chega a pensar que o garoto não para nem para respirar. Contudo, é muito fascinante ler o livro.

Em poucas páginas de traquinagem o Gabriel já consegue fazer com que o leitor fique completamente preso naquele morro da Vila Isabel. A narrativa é bem simples, sendo assim, qualquer pessoa pode ler sem ter que precisar usar um dicionário do lado, como ocorre em alguns livros. O que mais chama a atenção é a forma que é narrada, a simplicidade e a inocência do garoto a relatar alguns fatos, por exemplo, é inegável o uso de drogas em qualquer lugar, mas ele chega a dizer que OS CARAS ESTÃO CHEIRANDO FOLHA DE BOLDO. Tem como não se envolver com a história?

A narrativa chega a ser bastante comovente, pois além de ser a narrativa das travessuaras  do garotinho, relata a realidade dos moradores, e traz a tona a questão das UPP’s (Unidade de Policia Pacificadora) vista pelo ponto de vista do garoto, não pelos olhos da mídia. Outra coisa que nos faz refletir no livro é a questão de quais caminhos seguimos e as consequências que elas podem trazer. Ou seja, o livro é muito rico de lições de vida. E o que mais chama a atenção do começo ao fim do livro é o valor da amizade.

Leonardo

Postado por:

Leonardo Albuquerque

Instagram: @leo_albm 

Twitter: @leo_albm

Anúncios

6 comentários Adicione o seu

  1. leootaciano disse:

    Léo, meu xará, a resenha ficou muito boa. Parabéns!

    Fico sempre feliz em saber que a mensagem foi transmitida ao leitor.
    É muito bom saber que a leitura agradou.

    Obrigado pelo espaço, a oportunidade que vocês estão dando para divulgação do trabalho e também o incentivo para todos os amigos leitores do blog, é algo único.

    Vocês tem um belo caminho pela frente.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Uau, resenha ótima! Parabéns aos Léoz kkk

    Curtir

  3. haha, Muito Obrigado Xará \o/ Só falei verdades. Muito obrigado, Erica ><

    Curtir

  4. Raquel Pagno disse:

    Senti que o livro pende mais para o drama, e como amo um bom drama, fiquei interessada. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Fernando Nery disse:

    A resenha ficou maraviilhosa. O livro deve ser ótimo mesmo. Adorei!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s